O que Aconteceria se Você Parasse de Pagar suas Contas?

Então, o que acontece quando você não vai, ou provavelmente não pode pagar suas contas?

Obviamente, a primeira consequência de não pagar suas contas depende do serviço para o qual é.

Na maioria dos casos, será para um serviço – caso em que, depois de um mês ou dois o que você não pague, será apenas desligado.

Outras coisas, como cartões de crédito ou pagamentos de empréstimos estudantis, continuarão a aumentar os juros.

Eventualmente, a empresa (qualquer uma) ficará cansada de esperar que decida pagar e vão buscar a ajuda de um cobrador de dívidas: um profissional cuja única finalidade é, bem, cobrar uma dívida.

Embora a frase “cobrador de dívidas” seja certamente bem forte, você deve saber que existem proteções legais para ajudar a protegê-lo dessas pessoas.

Supondo que o colecionador seja uma agência justa e respeitadora da lei, eles começarão a enviar suas cartas e a ligar para você. Isso apresenta duas possibilidades:

Primeira Possibilidade

Você atende o telefone.

Nesse caso, o bom cobrador de dívidas informará o quanto você deve a uma determinada empresa e perguntará se você pode pagar agora, porque deixou pagar a conta em primeiro lugar, assumiremos que você diz que não pode.

Isso fará com que o cobrador de dívidas busque outras vias de pagamento.

Eles podem dizer: “Você não tem um cartão de crédito, você pode fazer isso?”,

Se eles conseguiram o seu relatório de crédito, até porque eles têm o direito de fazer isso,  eles podem ser capazes de dizer

‘ Espere um segundo, você tem o cartão da empresa X e sim, você lhes deve 2.000, mas há um limite de 3.000, você pode me dar permissão para cobrar nesse cartão”

A mentalidade de um cobrador é bastante simples, ele deseja o pagamento na íntegra, agora se não o puder obter então tenta 50%.

Quer tentar obter algo agora e um compromisso firme em um pagamento.

Segunda Possibilidade

Ignora completamente tudo.

Ao contrário do que você pensa, e tão assustador como um cobrador de dívidas pode tentar soar, eles não podem simplesmente tirar seu dinheiro.

Para eles lhe cobrarem algo sem a sua autorização eles precisam da ajuda do tribunal para poder fazer isso.

A única coisa que uma agência de cobrança pode fazer com alguém que se recusa a pagar é processar o devedor.

A agência apresentará uma reclamação com um pequeno tribunal de reclamações.

Se a agência de cobrança puder provar que o devedor deve o dinheiro e o juiz decide a seu favor, a dívida passa para um processo chamado “atividades de cobrança de julgamento”.

Neste caso poderá ocorrer várias situações:

  • Se a agência de cobrança sabe onde você tem o seu dinheiro e é capaz de convencer um juiz de que uma determinada conta bancária pertence a você, esse juiz pode aprovar uma transferência bancária através de um pedido judicial.
  • Se houver dinheiro na conta, o banco emite um cheque e todos seguem em frente.
  • Se não houver dinheiro suficiente na conta, o banco pagará o que está lá, e a agência de cobranças repetirá o processo de cobrança do banco até que a dívida seja paga.

O cobrador de dívidas pode estar tomando cada centavo que você possui, mas eles geralmente não vão além de cada coisa que você possui.

Conselho…

Pague sempre tudo o que deve logo nos prazos certinhos…

Se o problema é com os correios, comece a consultar a 2ª via das faturas online. Se o problema é ter o dinheiro suficiente, aprenda a calcular os juros de forma a guardar o suficiente para ir pagando tudo.

Desta forma evita problemas de maior que muitas vezes podiam ser evitados, isto quando tem este tipo de origem e razão, não quando você simplesmente deixa de pagar as suas contas só porque lhe apetece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *